Assertividade – Significado

O que é Assertividade:

Assertividade é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo.

A palavra assertividade deriva de “asserto”, que significa uma proposição decisiva. Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante que não tem dificuldades em expressar a sua opinião.

Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica “em cima do muro”. Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar.

Normalmente a assertividade está relacionada com o pensamento positivo e proatividade, alguém que assume as rédeas da sua vida.

Assertividade não significa que uma pessoa está certa ou errada, mas indica que a pessoa anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte

Assertividade na comunicação

No âmbito da comunicação, a assertividade consiste em uma estratégia que revela maturidade e alta autoestima, onde uma pessoa defende as suas convicções sem ofender nem se submeter a outras pessoas.

Quem comunica com assertividade comunica de forma clara, objetiva, transparente e honesta. Nem todas as pessoas conseguem comunicar com assertividade, porque ela é um direito e não uma obrigação. Essa forma de comunicar tem várias vantagens, entre elas:

  • melhora a capacidade de expressão e a imagem social;
  • fomenta o respeito pelas outras pessoas;
  • ajuda a resolver confrontos;
  • melhora a capacidade de negociação;
  • aumenta a autoconfiança;
  • confere mais credibilidade;
  • diminui o estresse.

Assertividade e psicologia

De acordo com a psicologia, os comportamentos podem ser divididos em 4 categorias: o passivo, o agressivo, o passivo/agressivo e o assertivo.

A nível de interação social, o tipo assertivo de comportamento é aquele que é mais saudável, pois é benéfico para todas as pessoas que interagem, pois se trata de um comportamento seguro, respeitoso e que demonstra capacidade de ouvir críticas e não usar essas críticas para criticar o outro a nível pessoal.

É importante referir que nem sempre uma pessoa demonstra apenas um tipo de comportamento, podendo ter comportamentos diferentes em situações e contextos diferentes.

http://www.cartanumerologica.com

Pensamento Positivo

Apontado como um dos desencadeadores do bem-estar psicológico, pensar positivamente pode ser uma prática de todos os dias

“Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching. Mas há uma grande diferença entre ser positivo e ser idealista. As pessoas positivas são realistas. “O pensamento positivo saudável gera pensamentos e atitudes que vão refletir na vida. Por exemplo, para passar no vestibular, a pessoa se motiva para estudar”, comenta o terapeuta e instrutor de ioga Fabio Mocci Camargos.

Reuni 15 dicas para você colocar em prática no dia a dia e se tonar uma pessoa positiva.

1. Ser positivo também é uma questão de escolha. Portanto, saiba que a iniciativa tem que vir de você. “As pessoas positivas são mais racionais”, diz o coach André Lado Cruz.

2. A atitude positiva pode ser treinada. Uma boa maneira de praticá-la é meditar diariamente, mesmo que por pouco tempo. A meditação consiste em observar os próprios pensamentos. “Se o pensamento não é o que você quer, finja que ele é uma nuvem e deixe-o passar”, diz Teresa Guimarães.

3. As pessoas positivas não são imediatistas. Elas conseguem analisar uma situação e enxergar adiante. Por isso, André Lado Cruz ensina que uma maneira de ser positivo é pensar a longo prazo. Lembre-se que o futuro é produzido no presente e o que não está tão bom agora pode se tornar melhor se cultivado com positividade. “Ter um objetivo faz com que o peso do caminho seja suportável”, completa.

4. Ver fotos de animais e coisas fofas pode ter um impacto benéfico maior do que você imagina. Uma pesquisa de 2012 desenvolvida pela Universidade de Leicester mostrou que olhar imagens de filhotes fofos aumenta a concentração, fazendo com que o desempenho em atividades cotidianas melhore. Com mais foco, é possível encontrar soluções racionais e lógicas para os problemas que aparecem.

5. A música traz muitos benefícios. Entre eles, a capacidade de liberar o estresse e cultivar o modo de expressão pessoal. Que tal aprender a assoviar aquela sua música favorita?

6. Ria e sorria! Pensar positivo é uma questão de treino. Para isso, tente sempre emanar positividade. Se parecer algo muito difícil, a coach Teresa sugere uma técnica. “Quando estiver se sentindo carregado, feche os olhos e abra um sorriso. Ou, então, mostre os dentes para o espelho. Percebeu que algo dentro de você ficou mais leve?”. Nós testamos e percebemos.

7. Avalie todos os lados de uma situação. Terminou com o parceiro ou brigou com a amiga? Talvez seja hora de rever quais pessoas são necessárias na sua vida. “A pessoa positiva tem uma atitude racional diante da vida. No fundo, como acredita que tudo é bom, ela foca no lado afirmativo das oportunidades que a vida oferece”, conta Teresa.

8. Cultive relacionamentos enriquecedores com pessoas edificantes. Também não tenha receio de cortar aquelas pessoas que fazem mal do seu convívio. “Somos estações receptoras e transmissoras. Têm pessoas que exalam coisas boas e nos fazem querer ficar perto. Por outro lado, tem gente que você mal senta perto e já quer sair. Cultivar a relação com quem nos faz bem é necessário para a saúde mental”, explica a life coach.

9. Desconectar-se um pouco dos problemas é importante para manter uma atitude positiva. Desligue o computador ou a televisão e vá dar uma volta no quarteirão, apreciando os sons ao redor. “É difícil ser positivo em um mundo em que somos bombardeados com informações negativas”, comenta Teresa.

10. Cuidado com o ambiente que você cria, tanto para seus amigos quanto para a sua família. O terapeuta Fábio Mocci explica que o ambiente influencia a maneira como a pessoa encara a vida, principalmente a forma de criação. “O contexto familiar em que você está envolvido pesa muito. Se a pessoa tem pais opressores, pode se tornar uma pessimista”. Por isso, perceba se seu pessimismo é “herdado” e livre-se dele. E procure sempre criar um ambiente harmonioso ao seu redor.

11. Diga ‘sim’ para novas oportunidades. Seja uma pessoa mais aberta aos acontecimentos não planejados. Muitas coisas boas podem vir de lugares que você nem esperava e mergulhar no desconhecido costuma expandir suas visões de mundo.

12. Não tome decisões em situações de emoção extrema, seja de raiva ou felicidade. Na euforia, muitas vezes dizemos coisas que podemos nos arrepender depois, o que acaba criando uma situação desconfortável para todos. Uma pessoa positiva é, antes de tudo, racional e consciente de suas próprias ações. Na dúvida, clareie a mente, respire fundo e conte até 10.

13. Preste atenção não só ao que você fala, mas em como fala. Uma técnica interessante é sempre se questionar a quem a informação trará benefício. “Não adianta querer ser positivo se ficar falando mal dos outros”, exemplifica André.

14. Gaste seu tempo com experiências em vez de bens. O aprendizado das vivências é significativo para o resto da vida. “Um dos benefícios é sentir-se bem. Cada pensamento e ação produz uma descarga bioquímica que faz as pessoas experimentarem sensações diferentes a cada nova experiência”, conta Teresa Guimarães.

15. Faça uma limpeza interna. Não guardar mágoas e perdoar falhas são maneiras de começar esse processo. “A ‘ecologia interna’ faz com que haja uma reciclagem dos pensamentos ruins, e os reelabora internamente para devolver para o ambiente de maneira mais suave, mais agradável e condizente com a nossa identidade”, diz a coach.

http://www.cartanumerologica.com

Ano Universal 7 – 2014

ANO UNIVERSAL DE 2014 – 7
Segundo a Numerologia, 2014 será simbolizado pelo número 7. Para chegar a esse resultado, basta somar os algarismos que formam o ano, ou seja, 2+0+1+4 = 7. Esse número encontrado é também chamado de Ano Universal e aponta algumas tendências de janeiro a dezembro de 2014, para todos nós.

EM BUSCA DO SABER

Um dos atributos do simbolismo do 7 está associado à busca da sabedoria. E como, em termos práticos e cotidianos, esse objetivo poderá ser percebido ao longo do ano? Através de cursos, por exemplo. O desejo de aprender estará mais acentuado em 2014 – o que pode levar as pessoas a frequentarem palestras, fazerem uma especialização, pós-graduação ou um curso técnico.

Além disso, quem gosta de ensinar poderá aproveitar a época para transmitir o seu saber. Como o número 7 também simboliza a eficiência, é importante que a pessoa busque dominar as ferramentas que lhe ajudarão a compartilhar os seus conhecimentos de forma mais didática. Por exemplo, aprendendo (ou aperfeiçoando) suas habilidades de usar os recursos de um programa de computador.

ANO SERÁ FAVORÁVEL AO AUTOAPERFEIÇOAMENTO

O número 7 é muito voltado para a vontade de ser cada dia melhor. Não por acaso ele simboliza o autoconhecimento.”O número 7 é muito voltado para a vontade de ser cada dia melhor. Não por acaso ele simboliza o autoconhecimento.”

Portanto, em 2014 as terapias (e os terapeutas) poderão ganhar um destaque maior. Muitas vezes procuramos ajuda quando estamos em uma situação que tem nos incomodado bastante. Ou em momentos nos quais nossas limitações estão nos atrapalhando a superar certos problemas. E o 7 representa a coragem de encarar nossos medos, principalmente aqueles que vinham há anos gerando comportamentos sabotadores (aqueles que nos impedem de nos sentir bem em alguma área, como a afetiva ou profissional, por exemplo).

Sendo assim, quem tem receio de se envolver emocionalmente e estabelecer um laço de intimidade com uma pessoa parceira poderá perceber mais claramente as causas dessa atitude. E procurar vencer essas resistências ao se conhecer melhor, descobrindo forças e talentos até então não desenvolvidos de forma comprometida.

RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE ESTARÃO EM ALTA

Na Numerologia, 7 é considerado um número “sagrado” e, por esse motivo, costuma ser bastante associado às crenças religiosas. Sendo assim, 2014 será um ano muito apropriado para o desenvolvimento de uma maior religiosidade. Religiões e representantes das mesmas, tais como padres, pastores, médiuns, etc., estarão em destaque.

Para quem é ateu, o ano pode ajudar a pessoa a acreditar mais em si e na vida como um todo. A fé não precisa estar relacionada a alguma religião, ela é simplesmente a capacidade de confiar no futuro, acreditando em algo que no presente parece difícil de ser vivido. Esse voto de confiança à existência como um todo será um grande potencial em 2014 e permitirá que as pessoas deem um grande salto rumo aos seus objetivos.

2014 PODE SER ANO IDEAL PARA VIAJAR E CONHECER OUTRAS CULTURAS

O número 7 também é associado ao ato de viajar, mais especificamente às viagens que oferecem algum tipo de conhecimento. Por exemplo, você pode conhecer um outro país e, ao entrar em contato com determinada cultura, aprimorar a inteligência e compreender melhor o ser humano e a vida.

Experiências transcendentais (místicas) também fazem parte do colorido dessas viagens, tais como a ida a um mosteiro ou a participação em um retiro espiritual. Como o 7 simboliza a contemplação e as reflexões sobre o passado, esses momentos de recolhimento – especialmente em viagens com o propósito de descansar e se voltar mais para dentro de si – serão muito proveitosos em 2014.

ANO EXIGIRÁ PACIÊNCIA PARA LIDAR COM RITMO MAIS LENTO

Por outro lado, um ano simbolizado pelo número 7 costuma indicar um período de pausas e bloqueios. Quanto mais queremos avançar rapidamente, mais a vida dá seu jeito de frear esse processo. E isso acontece por dois motivos. Primeiro porque a interiorização em busca de autoaperfeiçoamento e autoconhecimento tende a ser mais facilmente criada quando não há outra saída a não ser desacelerar, relaxar e mergulhar em si. Isso pode ser comparado a quando estamos de cama e precisamos descansar forçadamente para nos recuperarmos de uma gripe ou cirurgia. Não há escapatória.

O segundo motivo se deve ao fato do número 7 ser vinculado à importância do preparo – interno e externo. 2014 pedirá uma dedicação maior, sem pressa, ao que precisa ser ajustado em nossa forma de ser e de agir.”2014 pedirá uma dedicação maior, sem pressa, ao que precisa ser ajustado em nossa forma de ser e de agir.”

Quando uma pessoa quer, por exemplo, superar o medo de dirigir, ela pode ficar afoita e marcar seu exame de rua depois de apenas poucas aulas na autoescola. Nesse caso, poderá se deparar com alguns obstáculos que atrasarão ainda mais a conquista de seu objetivo, tal como o carro estragar, ficar muito nervosa ou chover consideravelmente no dia do teste. São esses tipos de barreiras que incentivarão a pessoa a se questionar: ela está relativamente preparada para ser aprovada e posteriormente dirigir com uma certa segurança?

Então, quando notar em 2014 a presença de atrasos e impedimentos em seus planos, aceite a realidade, não lute contra e nem queira forçar a barra. Pergunte-se quais as possíveis causas desses obstáculos. E olhe com sinceridade para si, a fim de reconhecer o que precisa ser ajustado e estar em melhores condições para que possa conseguir o que quer.

Afinal, a magia da vida parece ocorrer quando o nosso tempo interno está em afinidade com o tempo externo. Sendo assim, trabalhe em si a receptividade às oportunidades e se prepare (mentalmente, emocionalmente e fisicamente) para quando elas surgirem. Ao aparecerem, você terá melhores condições para “surfar” com elas. Sem apressar a correnteza dos eventos existenciais, você fluirá em harmonia com o ritmo mais moderado do tempo deste ano de 2014.

10349153_1476904802576224_4469601280624268251_nhttp://www.cartanumerologica.com

Numerologia – O que é?

A simplicidade das informações necessárias para obter uma análise numerológica – bastam a data de nascimento e o nome completo de registro – tornam essa ciência particularmente prática e precisa, proporcionando uma análise surpreendente da mente humana.

A Numerologia faz uso do simbolismo psicológico contido nos números. A maioria das pessoas tem pouco conhecimento relativo à “face oculta” de si mesmos, mistério que a Numerologia pode ajudar a desvendar. Essa ciência traça a geografia pessoal de cada um, desvelando também possíveis aberturas e pontos críticos.

No entanto, a Numerologia não faz previsões quanto a sua reação, tampouco quanto a seu sucesso ou fracasso, pois isso cabe somente a você. Cabe a você decidir se prefere pegar o guarda-chuva e enfrentar a tempestade ou esperar tranqüilamente dentro de casa.

http://www.cartanumerologica.com